O Método Canguru da UTI NeoNatal do Hospital Centenário destina-se aos recém- nascidos com baixo peso internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal da Fundação Hospital Centenário.
Este Método é um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção bio-psico-social através do contato pele-a-pele. O Método Canguru começa com o toque evoluindo até a posição canguru. Inicia-se de forma precoce e crescente, por livre escolha da família, pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. Esse Método permite uma maior participação dos pais e da família nos cuidados neonatais.
O Hospital Centenário é elegível para o Método Canguru por contar com atendimento ao parto em Gestantes de Alto Risco e por ter sido incluído na Rede Cegonha, que pressupõe a humanização do atendimento materno-infantil.
O Leste fez a doação de uma poltrona nos moldes indicados para o desenvolvimento do Método Canguru. Na mesma ocasião, o Grupo de Voluntários da Pediatria tambem fez a doação de duas outras poltronas. O projeto prevê a necessidade de seis poltronas.
Enfermeira Luciana recebe a poltrona do Método Canguru na UTI NeoNatal do HC |